quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Medicamento veterinário genérico - bom para o Brasil

Extraído de: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - 22 horas atrás
Medicamento veterinário genérico - bom para o Brasil
Compartilhe

O Brasil poderá passar a contar com medicamentos genéricos de uso veterinário, a exemplo da já bem sucedida experiência dos remédios genéricos de uso humano.
Medicamento genérico é aquele que contém os mesmos princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica que medicamento registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Para obter o registro do produto genérico de uso veterinário, as empresas deverão comprovar, junto ao Mapa, que o mesmo apresenta bioequivalência em relação ao produto já existente, equivalência terapêutica nas espécies animais a que se destina e taxa de excreção e determinação de resíduos equivalentes às do produto de referência.
Certamente os preços apresentarão reduções importantes, em alguns caso até 45% a menos do preços praticados, permitindo reduzir custos de produção sem perder a qualidade da produção de origem animal.
Também irá melhorar a relação de competitividade, especialmente com os Países do Mercosul, onde os preços dos medicamentos veterinários são muito inferior aos praticados no Brasil.
Também as pessoas que tem em seus domicílios os chamados "animais de companhia" (cães, gatos, pássaros) poderão melhorar a qualidade de vida deste, possibilitando um manejo sanitários melhor, oportunizando até as pessoas de baixa renda da convivência sadia com estes animais.
Tão importante é o tema, que o mesmo foi citado pelo novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, por ocasião de sua posse no último dia 23 de agosto.
No dia 29 de agosto, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, atendendo a requerimento de minha autoria, realiza Audiência Pública durante a Expointer, em Esteio, para discutir a questão. O encontro acontece às 14h, na Casa da Assembleia do Parque de Exposições Assis Brasil.
Fica o convite para todos participarem.
* Deputado Estadual (PMDB)
http://al-rs.jusbrasil.com.br/noticias/2814854/medicamento-veterinario-generico-bom-para-o-brasil

Nenhum comentário: